quinta-feira, 11 de julho de 2013

Jaraguá do Sul
Já foi conhecido como Jaraguá da Princesa. Um belo vale coberto por matas nativas, cortado por águas límpidas e cercado por morros e serras. Até 1864, da cidade nada existia, neste ano a Princesa Isabel, filha do Imperador D. Pedro II, ganhou como presente de casamento parte deste belo vale.
Em 1876, o Engenheiro Emílio CarlosJourdan foi contratado para medir as terras da princesa e conhecer seus limites.
De lá para cá, Jaraguá do Sul foi crescendo e prosperando, desde a chegada dos imigrantes até hoje, tornando-se um grande Município.
Hoje, das densas matas nativas, encontramos apenas pequenos pontos, as águas límpidas de antigamente hoje são poluídas de diversas maneiras e as encostas de morros foram destruídas modificando a paisagem de nosso município.
Jaraguá começou a ser colonizado a partir de 1890 com a chegada de imigrantes alemães. Em 1891 imigrantes húngaros e em 1893 imigrantes italianos, já havia nesta terra a representação indígenas e caboclos, vindo os índios a retirarem-se para o interior do Brasil, juntando-se a outros grupos indígenas. Jaraguá do Sul foi dividido na época em três grandes áreas: ao norte colônia Dona Francisca, ao sul terras do Estado, ficando a área central em posse da Princesa conhecida como Colônia Jaraguá.
Jaraguá do Sul é uma cidade cercada por morros e serras. Estes formam um majestoso cenário que já serviram de inspiração para pintores, fotógrafos e poetas. Destes belos morros nascem rios que banham a cidade, localizada em uma magnifica planície.
Hoje, Jaraguá do Sul é uma importante cidade com cento e cinquenta mil habitantes, grande potência industrial e agrícola, atrai pessoas do mundo inteiro, oferecendo trabalho, educação, centros de lazer e cultura e formação.
Jaraguá do Sul conserva muito de suas origens e cultura, dando abertura e espaço para novos conhecimentos que permitam o progresso de seu povo.
Na educação, Jaraguá do Sul também é destaque levando seus alunos a conhecer sua história e valorizar o trabalho dos seus antecessores. Faz parte da proposta curricular do município, as viagens de estudo para os quartos anos, juntamente com professores e guia turístico, visitam os limites do município, pontos turísticos, museus, centros culturais, teatros. A partir destas viagens, é reforçada a aprendizagem dos alunos, vivenciada e construída através de análise, reflexão, debate, relatos.

Em anexo algumas fotos da primeira etapa da viagem de estudo realizada com alunos do 4º ano da EMEF. Dom Pio de Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário